Os Pré-Socráticos

     Os pré-socráticos (antes de Sócrates) são o ponto inicial da filosofia, iniciada na Grécia Antiga. Foram os fundadores da filosofia, ao tentar explicar e conhecer o mundo de uma maneira diferente, destaca-se desses pensadores o uso da razão em vez de aceitar apenas as ideias tradicionais referentes aos mitos e crenças de costume da época. Questionavam-se sobre o fundamento e a origem das coisas. Esta forma de pensar está na base de todo desenvolvimento conhecido pelo mundo ocidental.
     Muitos destes filósofos buscavam encontrar o(a) Arché, ou seja, o princípio formador do universo. Seus questionamentos eram “o que é a natureza ou qual o fundamento último das coisas?”
     Entre os pré-socráticos pode-se citar 7 importantes filósofos. São eles Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras, Empédocles, Heráclito e Parmênides. A seguir, um breve resumo da importância de cada um dos pré-socráticos.

  • Tales de Mileto: Matemático e astrônomo, é considerado o primeiro grande filósofo. Não há nenhum documento original de Tales, pois nenhum resistiu ao tempo. Tudo o que se sabe sobre ele deve-se a citações de outros autores seguidores de Tales. Foi o precursor do pensamento científico ao substituir a explicação mítica pela explicação racional. Para ele, a água era o princípio formador da matéria porque: “o que é quente precisa da umidade para viver, o morto se resseca, todos os germes são úmidos e os alimentos estão cheios de seiva. É natural que as coisas se nutram daquilo de que provêm.” Também foi importante para o desenvolvimento da matemática, incrementando alguns pensamentos como o Teorema de Tales.

  • Anaximandro e Anaxímenes: Para Anaximandro, o arché era o infinito, o ilimitado, o indefinido, uma realidade sem limites nem fronteiras. O universo, para ele, é resultado de modificações ocorridas no princípio originário, o Apeíron. O universo passa a ser visto como uma estrutura dinâmica que no seu interior batalham entre si, os pares de opostos (água x fogo, terra x ar, etc.). Já para Anaxímenes, o ar seria o princípio da vida.

  • Pitágoras: Foi o mais importante matemático, autor do Teorema de Pitágoras e um dos principais filósofos da história. Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona (colônia grega na península itálica), cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial. Para ele, o saber era o nosso principal meio de purificação: “só amando a sabedoria podemos nos colocar em sintonia com a harmonia do universo.” Para ele, a arché estava nos números (um elemento essencial da realidade). “Não é livre quem não obteve domínio sobre si.”

  • Empédocles: Foi o criador da teoria dos quatro elementos que vigoraria até a era moderna. Para ele terra, água, ar e fogo, seriam os componentes últimos das coisas, ora reunidos sob a atração do amor, ora separados pela força da discórdia ou do ódio.

  • Heráclito: É considerado por muitos filósofos como o "pai da dialética” (método de diálogo ou reflexão cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias). Defendia o princípio de que tudo é movimento, é mudança (DEVIR), e que nada pode permanecer estático. Heráclito acreditava na filosofia do devir mas, falava de um devir não puramente linear, que seria a negação absoluta do ser, mas sim do devir que se desenrolava no interior de um círculo. Considerava haver um ciclo do devir em tudo o que representava harmonia, com espelho na circunferência, o começo e o fim coincidem. Defendia que de um lado existia o Logos (pensamento, razão humana), que governava todas as coisas e, do outro, o Devir (mudança) que se desenrolava no interior de um círculo apertado por laços poderosos. Acreditava que era no interior de cada um de nós que se operavam as mudanças, dizia que a vida e a morte, a juventude, a velhice e o sono eram a mesma coisa, porque estes transformam-se naquelas e inversamente aquelas transformam-se nestes. Era um defensor da mudança e dizia que “não se pode penetrar duas vezes no mesmo rio, pois o rio está sempre em movimento e a água corre, então nunca será o mesmo rio.”. Também dispôs do pensamento: “O mundo é o mesmo para todos os seres, nenhum deus, nenhum homem o criou. Mas foi, é, e será sempre um fogo eternamente vivo, que com medida se acende e com medida se apaga.”

         Segundo Heráclito, todos os homens participariam do Logos universal, embora de maneira diferente, sendo eles:  

    - Os adormecidos:  pessoas que limitam-se às percepções imediatas e ao senso comum. Vivem como que num sonho, são enganados pela falsa realidade, pelo mundo de aparências. Não se preocupam com a busca da verdade. Atualmente, os adormecidos são os alienados por tudo aquilo que aliena o ser humano através da indústria cultural (mídia em geral incluindo filmes, novelas, propaganda, músicas, redes socais, esportes, etc.). Os adormecidos não sabem que são explorados, não se interessam pela situação social, política e econômica, etc.  

    - Os despertos: opõem-se à mentalidade comum, não se deixam enganar pela falsa realidade aparente. Buscam a verdade, não são alienados, procuram meios para mudar a realidade social, política e econômica.

  •  Parmênides: Era totalmente contrário a Heráclito pois para ele, “Toda a mutação é ilusória”. Para ele, não era possível alguém ser e não ser ao mesmo tempo. Tal definição é a arché para Parmênides, ou seja, a imutabilidade e unicidade do ser. Afirmava que a multiplicidade e a mudança eram apenas aparências. Foi também o fundador da metafísica e da ontologia (filosofia voltada para as questionamentos sobre o ser).
          A ambiguidade da palavra ‘ser’ surge com Parmênides, a partir do fato de poder ser usado em dois modos distintos, como forma verbal ligada a um sujeito (fulano é....) ou em absoluto, tornando-se ele mesmo sujeito, o ser (que por sua vez é ou não é). Exemplos: 1 - No sentido de viver, existir: estou vivo, portanto, sou...quando eu morrer, não sou (não posso estar vivo e morto ao mesmo tempo). 2 - No sentido de agir: estou estudando (exemplo), portanto sou...quando não estou estudando, não sou (não posso estar estudando e não estudando ao mesmo tempo). 

         Opinião vs. Verdade: Para ele, existiam dois caminhos, um verdadeiro, o caminho da verdade (alétheia) e outro o do erro, o caminho da opinião (dóxa), ou seja, onde não há certeza. As análises baseadas em opiniões são bem distintas das ideias baseadas na observação metódica dos fatos. “Sempre haveremos de encontrar duas vias: a verdadeira e a falsa, a estrada do saber e a do não saber, do conhecimento e da opinião”. Enquanto a via da verdade (alétheia) é aquela por onde caminha o Ser, vereda pautada pelo saber e pela razão, o caminho da opinião (dóxa), trajeto do não ser, estará à mercê do jogo de nossas falíveis percepções sensoriais. Em relação à ontologia, a verdade é ser e a opinião é não ser. “Os incautos são facilmente manipulados através de opiniões frequentemente descarregadas em nossos ouvidos como se fossem a mais pura verdade.”  
         Opinião pode ser apenas a repetição doutrinária, onde a maioria, ignorante e crédula, aceita como verdade. Exemplo: As mentiras de Hitler, de Stálin, de Mao Tsé Tung, etc. As tais opiniões nada mais são do que mera repetição doutrinária de “verdades” empurradas para o interior das mentes das pessoas. 
         Para Parmênides, “Ver, ouvir e escutar não produz certezas, somente crenças e opiniões. Erra quem deixa-se enganar pelos sentidos e considera a realidade em devir (ser e não ser).”
           
     Outros pensadores deste período que podem ser citados, são Xenófanes, Zenão de Eléia, Timeu, Leucipo e Demócrito.  


PARA FIXAÇÃO!

Analisando e revisando o texto, responda com suas palavras:

1)   Quem foram os pré-socráticos e qual característica os destaca?
2)  Qual a definição geral do(a) arché?
3)  Explique a definição do(a) arché para cada um dos filósofos pré-socráticos citados.
4)  Diferencie os pensamentos de Heráclito e Parmênides.
5)  Explique o que é o Devir.
6)  Explique o que é Logos.
7)  Diferencie a Alétheia e a Dóxa, segundo Parmênides.
8)  Diferencie os seres Adormecidos e os Despertos, segundo Heráclito.
9)  Entre Heráclito e Parmênides, qual deles você considera que possui a filosofia mais aplicável à vida? Comente.
10)  A critério: pesquise sobre os pensamentos de Leucipo e Demócrito e suas influências para a sociedade.


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